Esta segunda-feira, dia 21 de agosto, o Júri de Seleção do CINANIMA selecionou o maior número de filmes e também o maior número de países representados no festival até à data. A 47.ª edição do CINANIMA, que decorrerá de 13 a 19 de novembro em Espinho, conta então com 130 filmes, dos mais de 3.700 filmes recebidos, que compõem a seleção em competição no festival e 123 países que os representam.
Na Competição Internacional estão a competir 98 obras, provenientes de 33 países diferentes, sendo que a França (13), o Reino Unido (8) e Israel (7) são os países com o maior número de filmes selecionados. Na Competição Internacional de Curtas-metragens são 57 os filmes que se defrontarão. Na Competição de Longas-metragens vão a concurso 6 filmes, já na Competição Internacional de Estudantes conta com 35 filmes.
Competição Internacional
Das 98 obras internacionais destacam-se cinco portuguesas que vão discutir o prémio:
- A Casa para Guardar o Tempo • Joana Imaginário – Portugal
- Sopa Fria • Marta Monteiro – Portugal
- Olha • Nuno Amorim – Portugal
- O Homem das Pernas Altas • Vitor Hugo Rocha – Portugal
- Morning Shadows • Rita Curchinho Neves – Portugal
Na Competição Nacional estarão presentes 32 filmes, dividindo-se entre o Prémio António Gaia e Prémio Cineasta Português (filmes feitos por crianças e jovens até aos 18 anos e primeiras obras de jovens realizadores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos).
Competição Nacional
O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma atividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projecto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.
Mais informações: Website do Cinanima
Fonte: Cinanima