Ufotable, Inc. é um estúdio de animação japonês fundado em outubro de 2000 por Hikaru Kondou e outros ex-funcionários da TMS Entertainment (Telecom Animation Film). Localizado em Nakano, Tóquio, o estúdio começou por animar Weiß Kreuz Glühen (Knight Hunters Eternity), em 2002, e posteriormente desenvolveram outros trabalhos originais como Futakoi Alternative, Coyote Ragtime Show e Gakuen Utopia Manabi Straight!.
Atualmente, é conhecido pelas suas produções de altíssima qualidade, como por exemplo: Fate/stay night: Unlimited Blade Works e Heaven’s Feel, Fate/Zero e Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer). Tem sido bastante elogiado pelas suas animações fluidas, efeitos visuais impressionantes e atenção aos detalhes.
A origem do nome tem uma história peculiar. O fundador, Hikaru Kondo, queria um nome que expressasse o que ele pretendia alcançar com o estúdio, até que um dia viu uma mesa parecida com um OVNI e inspirou-se nela para batizar a empresa: ufotable (mesa OVNI). O nome também simboliza um local onde as pessoas se reúnem para trabalhar em grupo. Na altura em que fundou a empresa não teve a possibilidade de adquirir essa mesma mesa, contudo, mais tarde, conseguiu comprá-la e agora até é exposta em diversos eventos.
Aposta da Type-Moon & Primeiros Grandes Projetos
Até 2007 não obtiveram muito reconhecimento pelo seu trabalho, mas foi então que nesse mesmo ano o estúdio teve a sua grande revelação ao lançar o primeiro dos sete filmes de Kara no Kyoukai (The Garden of Sinners).
A combinação da enorme popularidade da Type-Moon (empresa de videojogos, famosa pelas suas visual novels) com a talentosa compositora Yuki Kajiura ajudaram a impulsionar ainda mais o sucesso desse projeto.
Após o sucesso da adaptação para anime de Kara no Kyoukai, a Type-Moon continuou a sua parceria com a ufotable para adaptar outros trabalhos como Fate/Zero (2011-2012), Fate/stay night: Unlimited Blade Works (2014-2015) e Fate/stay night: Heaven’s Feel (2017-2021). Adicionalmente, foram responsáveis pelas animações das aberturas dos jogos Fate/stay night e Fate/hollow ataraxia para a PlayStation Vita.
A ufotable também adaptou jogos J-RPG para anime, começando pelos OVAs Tales of Symphonia em 2007. Em 2014, trabalharam novamente nessa franquia e lançaram um especial intitulado Tales of Zestiria: Doushi no Yoake (Tales of Zestiria: Dawn of the Shepherd), no entanto só dois anos mais tarde viria a ser adaptada a história do videojogo na íntegra para série anime, Tales of Zestiria the Cross, dividida em duas temporadas.
Metodologia de Trabalho & Estilo de Animação
Ao contrário da maior parte dos estúdios de animação japonesa, a ufotable trabalha exclusivamente com membros da própria equipa e sob o mesmo teto. Com esta abordagem, o estúdio garante que os seus projetos mantêm uma boa consistência a nível de qualidade e produtividade, pois todos os departamentos estão próximos uns dos outros, facilitando a comunicação e gestão da equipa. De referir, no entanto, que durante a produção do anime God Eater foi aberta uma exceção e foi necessário contratar membros de outros estúdios a partir do terceiro episódio. A causa deste caos foi a falta de tempo de planeamento e produção, porque o estúdio ainda estava a terminar de produzir Fate/stay night: Unlimited Blade Works e a iniciar a produção de Tales of Zestiria the X.
Hikaru Kondo veio desmistificar as piadas popularizadas pelos fãs sobre o estúdio ter orçamentos ilimitados (referência à série que adaptaram: Fate/stay night: Unlimited Blade Works). A verdadeira razão pela qual conseguem alcançar animações e projetos visualmente fantásticos, e expandindo mais sobre o que foi dito acima, advém da comunicação, gestão dos seus departamentos e por trabalharem com seu o talento interno. Ao contrário de outros estúdios, que contratam freelancers e outros estúdios mais pequenos, ufotable usa toda a sua equipa interna e contratam mais funcionários ou criam novos departamentos sempre que é necessário. Desta forma, poupam na contratação de outros estúdios ou freelancers e usam todo o talento que têm ao seu dispor, especialmente a sua equipa digital.
A grande diferença, e talvez o ponto principal pelo qual o estúdio ganhou o estatuto que tem hoje, advém da sua equipa digital. Esta equipa, liderada por Yuichi Terao, ajudou a redefinir os padrões da indústria na integração de efeitos digitais (3D) em animações 2D. Esta mistura de 3D com 2D transforma qualquer animação em algo deslumbrante, original e diria até viciante de visualizar. Podem visualizar abaixo o processo deste tipo de animação. Primeiro são feitas renderizações em 3D e só posteriormente os animadores começam a desenhar e a colorir.
Além dos talentosos animadores, a equipa também é composta por argumentistas e compositores de grande qualidade que trabalham em conjunto para produzir projetos fabulosos.
Pensamentos Finais
A metodologia de trabalho da ufotable faz-nos pensar como seria a qualidade de muitas animações, se os estúdios trabalhassem apenas com a sua própria equipa e procurassem gerir os seus departamentos da mesma forma. É devido a estes detalhes, sem falar dos enormes talentos que possuem e da sua equipa digital, que o seu trabalho é reconhecido e louvado pelos fãs de anime e animação em geral.
Este estúdio está a ser responsável pelas melhores animações da última década e tem deixado a sua marca na indústria com a forma como transformou e revolucionou a animação com efeitos digitais. A prova que um estúdio bem organizado e com talento consegue alcançar grandes patamares, mesmo não tendo orçamentos ilimitados, como o público sugere. Depois de Fate/Zero, Fate/stay night: Unlimited Blade Works, Tales of Zestiria the Cross, Fate/stay night: Heaven’s Feel e Kimetsu no Yaiba, ficaremos à espera para ver qual será a próxima grande aposta deste estúdio.
De que estúdio gostariam que falássemos num próximo artigo?